Apresentação comercial é uma ferramenta extremamente importante para um representante de uma empresa ou um empresário. É através dela que os clientes serão convencidos a iniciar uma parceria ou fechar um negócio. Toda a estrutura da apresentação deve ser muito bem pensada para que seu visual e discurso sejam capazes de impressionar. Além disso, a apresentação deve conseguir reter a atenção dos clientes do começo ao fim, de modo que nenhuma informação passe despercebida ou os clientes não fiquem entediados e demonstrem falta de interesse.

Para que isso não aconteça na sua próxima apresentação, iremos apresentar o passo a passo de como montar uma boa apresentação comercial. Confira!

1 – SAIBA QUEM IRÁ OUVIR

Estude sua plateia. Procure saber detalhes importante sobre eles que te ajudem a conduzir a apresentação, por exemplo, o cargo (se são empresários, CEOs, representantes) a quanto tempo estão no ramo, com o que trabalham e, o que estão buscando, ou seja, qual o motivo de terem ido até você a procura de uma solução.

Com o conhecimento de todos esse detalhes, você conseguirá realizar uma apresentação no nível que os seus clientes estão esperando e não decepcioná-los com discursos padrões. Além disso, ao saber o motivo da procura, você conseguirá ser objetivo durante seu discurso e focar todas as informações para que atendam à solução do problema.

2 – ENSAIE A APRESENTAÇÃO

Esteja preparado e com todo o seu discurso na cabeça. Ensaie quantas vezes for necessário, mas tente não parecer um robô. Mostre-se mais espontâneo e fluido, pois a sua postura também faz parte da sua apresentação e os seus ouvintes percebem isso (se você está inseguro ou seguro, nervoso ou calmo, por exemplo).

Outro fator importante de se ensaiar a apresentação é testar o seu material no computador que será usado. Se não tiver acesso, chegue com pelo menos 1 hora de antecedência até o local e teste no computador, para caso tenha algum erro ou problema técnico, você consiga ter um tempo para se organizar ou resolver. Quanto aos textos, revise-os em casa mesmo, para não deixar de última hora. Peça também antecipadamente todo o material que será utilizado, de modo que você já tenha em mãos no dia e não precise ficar parando a apresentação para pedir algo.

Vai apresentar em inglês? Confira nossas dicas práticas de como melhorar sua conversação!

3 – SE APRESENTE

Faça uma breve apresentação sobre si mesmo para “quebrar o gelo” do começo de uma reunião. Evite comentar muitos detalhes ou informações que não sejam relevantes. Inicie dizendo o seu nome, seu cargo, a quanto tempo trabalha na empresa. Com as informações que obteve da sua plateia ao estudá-la, mostre algo em comum que tenha com elas para criar uma certa intimidade.

Se durante sua apresentação você optar por utilizar expressões em inglês, aproveite para conhecer as expressões mais utilizadas no ambiente corporativo

4 – FOQUE NO DESIGN BEM FEITO

Esse deve ser o passo de maior dedicação e cuidado: o design. Além da sua postura, o design também transmite informação. Procure usar as cores e a tipografia da sua empresa para manter a identidade visual. Caso esse não seja o caso, procure por cores que passem a mesma ideia, e combinem com o que você irá apresentar (por exemplo, cores neutras para falar de assuntos mais sérios ou delicados).

O mesmo serve com a tipografia, não use fontes muito rebuscadas, pois acabam tirando toda a atenção da informação e atrapalham a leitura. Evite fontes muito utilizadas como a Arial e a Times New Roman, pois todo mundo usa elas. Nesse passo você deve buscar ser original.

Outro detalhe importante é não usar templates. Dependendo da situação ou de quem disponibilizou, ele já pode ter sido usado em uma reunião com os mesmos clientes, e isso pode acabar te prejudicando. Tire um tempo maior, mas se dedique totalmente na criação visual da sua apresentação comercial. Vale também ressaltar que você não deve usar transições em seus slides (como aquelas em xadrez, ou chicote). Porque usá-las na sua apresentação a faz perder seu caráter profissional, já que são geralmente usadas em ocasiões mais informais.

5 – SAIBA CONDENSAR AS INFORMAÇÕES

Saiba resumir de forma certa suas informações. Assuntos que devem ter mais atenção e detalhes, como pesquisas e gráficos, não deves ser resumidos, pois qualquer informação, por menor que seja, pode acarretar em uma resolução que não seja a certa para o problema proposto, ou até mesmo em um outro problema que poderia ter sido evitado se a informação estivesse lá. Dependendo do tópico não é necessário fazer 2 slides explicando o motivo pelo qual foi escolhida determinada cor por exemplo, a pesquisa já foi feita, e os resultados dela levaram à escolha dessa cor.

6 – EQUILIBRE IMAGEM E TEXTO

Busque pelo equilíbrio entre imagens e textos. Apresentações com muito texto são extremamente cansativas aos olhos dos clientes, já que eles também leem os slides. Certas informações podem ser transformadas em gráficos, e gráficos contam como imagens.

Agora se você optar por deixar grande parte da sua apresentação composta somente por imagens e as informações sendo transmitidas pelo seu discurso, sua apresentação se torna cansativa e seus ouvintes acabam perdendo a atenção e o interesse em algum momento da reunião.

7 – MOSTRE SOLUÇÕES

Mostre soluções! Afinal, os clientes foram até você ou sua empresa atrás disso. Reserve os últimos slides para mostrar quais são os possíveis caminhos a serem seguidos que atendam ao problema, e sejam viáveis de serem aplicados pela empresa, pois não adianta ser apresentada uma solução que exige a criação de uma estrutura grande para uma empresa iniciante no mercado, por exemplo. Essa empresa não conseguiria colocar em prática, a menos que ela especifique que queira uma resolução a longo prazo. Nesse caso, essa solução se tornaria viável.

O ideal é expor em torno de 3 soluções. Dessa forma, o cliente conseguirá escolher qual é a mais adequada no momento atual da empresa, e também mostrará que você e/ou sua empresa se dedicou a encontrar mais de um caminho viável.

E agora? Pronto para montar sua apresentação comercial e conseguir o máximo de clientes? Deixe um comentário se você já fez e como foi a sua apresentação comercial. Nós queremos saber!