Powered by Rock Convert

Começar a carreira profissional no exterior é um sonho para muitos. E sendo um sonho, muitas vezes é colocado como algo distante, ou até mesmo como um desafio. Em grande parte das vezes não se sabe nem por onde começar, o que priorizar e o que relevar para realizar esse sonho.

Outra pergunta muito comum está relacionada com a parte de adaptação da pessoa ao ambiente do país. Se ela tem a qualificação certa para iniciar sua carreira, ou se no início de sua jornada, conseguirá ingressar de forma rápida no mercado de trabalho. Todas essas perguntas aparecem constantemente na mente das pessoas que buscam uma carreira no exterior.

Para ajudar a eliminar todas essas dúvidas, a BICSCHOOL montou 6 dicas para iniciar uma carreira no exterior.

1 – Planejar a carreira para ser internacional

Montar um planejamento de carreira antes de ir para o exterior é um passo fundamental. Afinal, estamos começando uma vida nova em um lugar totalmente diferente. Pense em todos os objetivos que pretende cumprir em sua vida fora do Brasil. Estabeleça também pequenas metas que irão colocar você no caminho para alcançar seus objetivos propostos. Ajuda se você começar trabalhando em alguma multinacional aqui no Brasil.

2 – Ter uma boa apresentação

Tenha atenção e cuidado ao montar seu currículo em inglês. Concentre-se somente em informações relevantes, pois caso contrário, você pode acabar parecendo pretensioso. Preste atenção ao modo como as pessoas que trabalham na empresa de seu interesse se comportam (vestimenta, linguagem, postura). Fazer essas anotações podem ajudar a trilhar o caminho para a construção da sua carreira no exterior.

3 – Dominar outros idiomas

Quando pensamos em começar uma carreira no exterior, um dos primeiros itens que vem a cabeça sobre o que devemos fazer, é dominar outro idioma. Essa sem dúvida é uma tarefa muito importante, já que precisaremos nos comunicar com falantes dessa língua no país para onde formos e com estrangeiros que falam fluentemente esse idioma.

Seu foco principal deve ser sempre aperfeiçoar o idioma local. A partir do momento em que se sentir pronto para aprender um novo idioma, não perca tempo, pois só tem a acrescentar em seu currículo. Fazer um curso de idioma com foco em sua área, graduação, ou pós graduação no país escolhido, ajuda muito a conquistar essa fluência.

4 – Construir um bom networking

Construir um bom networking, hoje em dia, é essencial para conseguirmos contatos importantes que nos abram portas. Fora do Brasil, estabelecer essa rede de contatos se torna ainda mais importante.

Uma dica para começar um networking é usar as redes sociais como ferramentas. Procure por pessoas que trabalham na empresa que você deseja trabalhar. Mande mensagens para elas, pergunte como é trabalhar na empresa ou no país em que ela vive. Você também pode participar de grupos ou fóruns que estejam inseridos nesse ambiente. Lembre-se de ter uma página atualizada no LINKEDIN – isso é essencial.

5 – Entender melhor a cultura do país onde deseja seguir carreira

A experiência de visitar um país acaba sendo diferente da experiência de morar. Isso porque quando estamos visitando, vamos ficar por um breve período, então não ficamos preocupados com contas, impostos e etc. Agora, quando passamos a morar no exterior, todas essas preocupações veem à tona.

Além de todas essas apreensões, você deve se atentar também aos hábitos dos moradores locais. Entenda sua cultura se adaptando a ela. Não precisa deixar suas raízes, mas nunca se esqueça que você está em um país diferente, com uma outra cultura. Já dizia Shakespeare “When in Rome, do as the Romans” (quando estiver em Roma, faça como os romanos) não espere que eles saibam ou se adaptem aos seus costumes, caberá a você se adaptar aos costumes locais.

6 – Estude o mercado de trabalho do país

Se você pretende começar a sua carreira no exterior não deixe de entender como o mercado da região se encontra (se é fácil ou difícil arrumar um trabalho, em qual área há mais demanda, se o mercado é amplo, e se as oportunidades para trabalho realmente acontecem com frequência). Pesquisar todos esses tópicos trará a certeza de que o país para o qual você tem a intenção de mudar e iniciar a sua carreira, se enquadra nos seus planos e objetivos propostos.

Gostou de todas essas dicas? Ficou curioso para saber mais sobre oportunidades no exterior e idiomas estrangeiros? Siga-nos nas nossas redes sociais: Instagram e Facebook!

Powered by Rock Convert