Dominar bem uma língua estrangeira é fundamental para desenvolver-se no seu campo de trabalho. Isso porque muitas empresas valorizam o conhecimento de outro idioma e oferecem cargos e salários superiores para quem apresenta essa habilidade.

Mas, afinal, como aprender inglês de forma prática e eficiente, com o melhor método de ensino? Essa é uma das maiores dúvidas de quem está começando a aprender uma nova língua.

Existem duas alternativas principais: contratar um professor particular ou entrar em uma escola de idiomas. Para saber qual método trará mais resultados no seu processo de aprendizagem, continue lendo nosso artigo!

Vale a pena contratar professor particular de inglês?

Se você está considerando estudar outro idioma, com certeza já se questionou sobre a eficácia e eficiência em contratar um professor particular, avaliando os prós e contras dessa situação.

Via de regra, para quem tem disponibilidade financeira e quer aprender mais rápido, ter um professor particular é bastante vantajoso. No entanto, é preciso conferir as qualificações, conhecimentos, currículo e experiências para garantir um ensino de excelência.

Dessa forma, encontrar um bom tutor sem o auxílio de uma plataforma ou uma escola qualificada é mais difícil do que parece, já que muitos profissionais não apresentam técnicas inovadoras de ensino, prejudicando o andamento da aula.

Então, será que é interessante ter um professor particular? Para responder a essa pergunta, separamos alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora optar pelo melhor método de estudo.

Custo-benefício

Avaliar o preço do curso privado e a quantidade de horas mensais, em conjunto com a expertise do professor, é o ponto chave para saber se vale a pena ou não fazer aula particular. Afinal, a maioria dos professores particulares apresenta um custo elevado, justamente por proporcionar um ensino personalizado, que otimiza o seu tempo e garante a fluência rapidamente.

Acontece que, sem um professor de qualidade, essa conquista é dificultada. No final, você pode ter gasto uma alta quantia e não ter o retorno esperado, e esse dinheiro poderia ter sido investido em outras técnicas de ensino mais eficientes.

Recursos disponíveis

Além da parte financeira, os professores particulares contam com menos recursos de ensino, visto que não fazem parte de uma instituição que disponibiliza tecnologias inovadoras. Sem eles, a metodologia é comprometida, diminuindo a qualidade de ensino e a eficácia na aprendizagem.

Abordagem da língua inglesa

O inglês tem diversas abordagens, já que é possível estudar inglês para negócios, ciência, turismo, conversação e muitos outros. Embora as aulas particulares sejam personalizadas, se o seu professor não é qualificado, ele pode perder o foco, às vezes trabalhando com muitas abordagens, o que dificulta o seu aprendizado.

Quais são os benefícios da escola de inglês?

Até agora comentamos sobre a importância de escolher com cuidado o método de ensino, optando por professores experientes, recursos avançados e um ensino focado. Tudo isso deve ser aplicado, também, na escolha da escola de inglês.

No entanto, a grande diferença entre as duas metodologias é a qualidade de ensino e os benefícios que a escola traz. Abaixo, explicamos suas principais vantagens. Confira!

Personalização das aulas

Optar por professores particulares não é a única alternativa para garantir personalização das aulas. Afinal, existem escolas que ampliam os seus serviços e disponibilizam cursos individuais com educadores especializados, além de toda a infraestrutura necessária. Assim, cada aluno recebe uma abordagem específica para o seu objetivo.

Dessa forma, você foca o ensino e garante eficiência no aprendizado, além de reduzir o tempo de estudo e potencializar seus conhecimentos.

Aprendizado eficaz

Com aulas individuais e professores experientes, você aumenta a intensidade do aprendizado ao mesmo tempo que tem a atenção total do professor. Assim, é possível interagir mais com o seu conteúdo e controlar o ritmo de aula.

Professores com vivência internacional

Por fazerem parte de uma escola de inglês qualificada, a maioria dos educadores possui vivências internacionais que ampliam a capacidade de ensino e, por consequência, o seu aprendizado. Assim, eles ensinam truques e dicas exclusivas para você aprender mais rápido, já que apresentam um conhecimento profundo da língua inglesa.

Escolher a melhor metodologia para saber como aprender inglês não precisa ser um grande desafio. Basta analisar o seu objetivo principal, avaliar o custo-benefício das técnicas e encontrar um local de excelência para garantir o máximo de aprendizado.

E então, gostou do nosso artigo? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!