Powered by Rock Convert

Quando estamos aprendendo um novo idioma, acabamos não praticando tanto a conversação quanto gostaríamos. Seja por motivos de falta de tempo, dificuldade em aprender ou não conhecer falantes nativos, não devemos, de forma alguma, menosprezar essa prática, pois ela é fundamental para nos tornamos fluentes em uma língua.

Ao praticar conversação, está se treinando a pronúncia, o que é essencial para se comunicar através das palavras certas, já que no inglês, algumas palavras possuem pronúncias muito próximas e, falando uma letra errada, pode-se acabar dizendo algo indevido.

Para ajudar a melhorar sua conversação em inglês, elaboramos 5 dicas práticas:

1 – Narre sua rotina

Narrar sua rotina como se fosse um narrador é uma ótima dica para treinar a conversação sem precisar de mais pessoas. Diga todas as suas ações e pensamentos do dia conforme for acontecendo. Caso em algum momento não saiba uma palavra, tente substituí-la por outra mais adequada. Se mesmo assim, você ainda não se sentir seguro, busque pela palavra da qual precisa em um dicionário.

Escreva ela em um bloco de notas e cole em um lugar no qual você passe várias vezes. Assim, com o tempo, irá memorizá-la de uma forma automática.

2 – Converse online com falantes nativos

A dificuldade para a maioria das pessoas que estão aprendendo inglês é não conhecer um falante nativo para treinar a conversação. Para esse problema, a melhor solução indicada é falar com estrangeiros online. Existem alguns aplicativos que você consegue conversar com estrangeiros e, inclusive tirar algumas dúvidas com elas, caso você esteja com dificuldade. Indicamos os aplicativos: ITalki, Cambly, Omeagle e Tandem.

3 – Ouça músicas acompanhando as letras

Um ótimo método para usar o seu interesse a seu favor é escutar músicas acompanhando a letra. Escolha suas músicas preferidas e comece cantando com o auxílio da letra. Assim, além de treinar o listening, você também irá conseguir trabalhar a pronúncia.

4 – Assista vídeos em inglês e repita o que eles falam

Assistir vídeos em inglês também é outra excelente dica envolvendo seu interesse, pois você escolhe o tipo de conteúdo audiovisual que mais lhe agrada. Podendo ser desde séries, filmes, vídeos no YouTube, palestras e outros vídeos no geral. Caso você não esteja acostumado com essa metodologia (ou acha que encarar conteúdos em inglês, sem ter um conhecimento prévio sobre o assunto irá ser muito difícil), você pode optar por reassistir conteúdos audiovisuais, como filmes e séries, que já esteja bastante familiarizado com o enredo. Assim, você irá aprender de forma mais tranquila, sem ficar nervoso por não conseguir entender o que as pessoas estão falando logo de cara.

5 – Grave você mesmo

Gravar você mesmo falando frases em inglês é uma ótima técnica para melhorar a conversação. Isso porque ao gravar sua pronúncia, será possível identificar se você está cometendo algum erro, ou se está com dificuldade em alguma palavra específica.

Apesar de todas essas dicas práticas, é aconselhado procurar uma escola de idiomas para ter certeza de que está aprendendo as palavras certas e não gírias, por exemplo.

Quando se está imergindo em situações as quais não são familiarizados, como aprender um novo idioma, é importante realizar um acompanhamento com um profissional que entenda do assunto, e indicará o melhor caminho a ser seguido.

Ficou interessado em saber mais sobre o inglês, principalmente no ambiente de negócios? Acesse este outro conteúdo do blog da BICSCHOOL sobre o tema (As expressões em inglês mais utilizadas no ambiente corporativo) e atualize seu vocabulário com as expressões em inglês mais utilizadas!