Powered by Rock Convert

Como se preparar para a prova de inglês de mestrado? Aprenda aqui!

Realizar a prova de inglês do mestrado é uma tarefa que exige preparação. Principalmente, por testar muito a escrita e a interpretação de texto através de questões com enunciados em inglês e respostas em português. Seu formato é bem parecido com o de um vestibular. Porém, o que difere é sua linguagem, simplesmente pelo fato dos textos usados serem retirados de artigos, resenhas e reportagens do ramo científico, acadêmico e jornalístico.

Sabemos o quanto é difícil se preparar para realizar provas como essa, pois envolve muita dedicação e tempo para se organizar e estudar. Por esse motivo, fizemos uma pesquisa e montamos algumas dicas que podem te ajudar a passar com sucesso por essa etapa.

Listamos a seguir as principais dicas para se preparar para a prova de inglês do mestrado.

1 – Organize o seu tempo

O maior empecilho em provas extensas e difíceis, é o tempo. Por isso, é importante treinar a resolução de questões cronometrando o tempo. Assim, fica mais fácil se planejar para realizar a prova.

Um bom método de estudo para organizar o tempo é resolvendo provas anteriores ( mock tests). Elas ajudam muito, pois todo ano as questões mudam, mas o nível de dificuldade e o formato permanece o mesmo. Dessa forma, você consegue estudar e se programar ao mesmo tempo.

2 – Se atualize

Além de treinar bastante o inglês, é importante se manter sempre atualizado. Procure se informar sobre os principais acontecimentos do mundo, tanto sobre assuntos mais complexos como os mais informais. Estar ciente de um pouco de tudo é essencial, pois na prova de inglês do mestrado os dois tipos de assunto podem ser abordados.

Busque diariamente informações através de fontes confiáveis. Já que a internet, na atualidade, costuma mostrar muita fake news, fica difícil saber o que é realmente verdade.

3 – Crie uma rotina de estudos

Como a prova de inglês do mestrado é extensa e cansativa, é aconselhado implementar uma rotina de estudos para treinar e se preparar. Reserve algumas horas do seu dia para estudar. Treine durante a semana e deixe somente os finais de semana livres para descanso. Assim, você conseguirá criar uma rotina de estudos mais eficaz e otimizar melhor o seu tempo.

Caso só tenha um dia da semana livre para os estudos, tire o dia para se preparar. Faça uma lista de prioridades e comece eliminando-as conforme for estudando. Aos finais de semana, monte uma pequena revisão para não deixar que o conteúdo que você absorveu se perca.

Conforme dito, treine através de provas anteriores. Elas irão ajudar a você focar no tipo de conteúdo e se acostumar com a linguagem desse tipo de teste.

Outra dica valiosa é aplicar seus estudos em seus hábitos diários. Um ótimo exemplo é fazer uso de post-its. Escreva informações que você acredita que sejam as mais importantes, ou até mesmo as que você possui mais dificuldade de gravar. Então, fixe-as em paredes ou lugares por onde você passe com mais frequência.

4 – Expanda o vocabulário

Chega a ser automático usar aquela mesma palavra em vários textos diferentes. Porém, na prova de inglês do mestrado não é esse o caso. Por ser uma prova que exige textos com tons diferentes, nem sempre uma mesma palavra irá servir em todo o momento. Para isso é necessário expandir seu vocabulário buscando sempre por sinônimos que melhor se encaixem.

As conjunções (“como”, “mas”, “ou”, “logo”, “pois”, “que”) são um exemplo dos tipos de sinônimos que se deve procurar, já que são palavras muito utilizadas em todo estilo de texto ( connectors).

Uma indicação que vale ressaltar é estudar com um dicionário em mãos. Ele é um excelente método para aprender palavras diferentes. Ao escolher um dicionário bom, opte por um completo ( Webster, Cambridge, McMillan) ou um que atenda a um vocabulário de uma área específica para aprofundar seu conhecimento ainda mais. Caso prefira usar um dicionário online, nossa indicação é o Linguee. Ele é confiável pois não traduz frases inteiras – o que acaba prejudicando seu aprendizado, por não terem uma tradução 100% exata.

5 – Atenção à gramática

Como essa prova exige uma escrita de nível avançado, estudar a gramática se torna algo fundamental. Principalmente quando se precisa rever algumas regras que podem te deixar ainda mais em dúvida. Na prova de inglês do mestrado os pontos gramaticais mais cobrados são: tempos verbais, grupos nominais, conjunções, prefixos e sufixos.

Para estudar gramática é indicado adquirir um livro próprio para estudos gramaticais, pois seu ensino é mais didático e dinâmico, e não necessita de um professor. Além disso, o livro de gramática dispõe de diversos exercícios para treinar. A nossa indicação para livros de gramática em inglês são: English grammar in use. Autor: Murphy, Raymond e Understanding and Using English Grammar. Autora: Azar, Betty Schrampfer

6 – Desenvolva estratégias de leitura diferentes.

Na prova de inglês do mestrado, grande parte do foco é a leitura. Por esse motivo é indicado desenvolver estratégias de leituras diferentes, desde as mais técnicas, até as mais dinâmicas. Aprender essas estratégias irá ajudar a ter um maior preparo e segurança na hora de realizar a prova.

Outro motivo para treinar bastante a leitura é que os textos mais complexos pedem uma interpretação minuciosa. Por isso é importante desenvolver uma leitura detalhada, para não deixar passar nenhuma informação importante e que possa ser prejudicial por sua falta.

7 – Faça um curso de inglês específico

Conforme dito anteriormente, a prova de inglês do mestrado exige um nível avançado de inglês. Por esse motivo, é importante você fazer um curso de inglês específico para garantir que o seu nível do idioma seja o mais avançado possível. Dessa forma, você se sentirá mais seguro e preparado para fazer a prova.

E agora? Está se sentindo mais preparado e aliviado sabendo de todas essas dicas? Esperamos que sim.

Quer uma notícia boa? A Bicschool pode te ajudar a realizar o curso de inglês específico que você precisa otimizando o que o que for melhor, sejam os seus estudos (Wise Learning), a sua agenda (Flex Learning) ou o seu tempo (Skype Learning).

Ficou curioso? Visite nosso site para mais informações.