Importância do inglês: 5 oportunidades únicas aos falantes do idioma

6 minutos para ler

Com a globalização, a língua inglesa acabou tornando-se a língua padrão (língua franca) para a comunicação na maior parte do mundo. E quando paramos para pensar, percebemos a vasta quantidade de palavras em inglês que usamos em nosso cotidiano. Por exemplo: shopping center, delivery, pet shop, download, diet, e-mail, fast food, outdoor, notebook etc. Isso só nos mostra a influência do idioma na vida dos brasileiros e de muitos outros.

Pensando nisso, devemos considerar a importância do inglês para todas as pessoas. Mas, principalmente, as que estão no mercado de trabalho. Pois, elas que serão responsáveis por realizarem ligações internacionais, reuniões com empresas multinacionais e a expansão de contatos no exterior.

Confira agora e descubra por que aprender esse idioma pode ser incrivelmente vantajoso para você!

Conseguir cargos de liderança

O inglês abre muitas portas e uma delas são em cargos de liderança. Toda a empresa busca, para assumirem esses cargos, profissionais que tenham o inglês como segunda língua. Especialmente porque em posições como essa, acontecem transações e ligações internacionais o tempo todo — e o idioma geralmente utilizado é o inglês.

Com a promoção, automaticamente os salários se tornam maiores. Segundo a última pesquisa salarial feita pela Catho, a remuneração de um profissional fluente é 61% maior comparado a outro profissional com o mesmo cargo, porém sem o segundo idioma. Com esses dados é possível perceber que falar inglês é fundamental para qualquer pretensão de crescimento na carreira.

Viajar com autonomia para outros países

Viajar pelo mundo é uma experiência e tanto. Ainda mais quando conhecemos culturas e pessoas novas. Quando temos o inglês como segunda língua, conseguimos realizar esse sonho com eficácia. Além dos 67 países em que o inglês é a língua oficial, outros 27 países adotam esse idioma como uma segunda opção de comunicação. Só com essa informação percebemos a importância do inglês para tantas culturas espalhadas pelo mundo.

Agora, ser fluente na língua mais falada traz o benefício de você conseguir viajar para o exterior com autonomia. Incluindo poder fazer seu próprio cronograma de passeios turísticos, sem precisar de guias e preocupar-se apenas com o tempo disponível para fazer cada atividade.

Comunicar-se bem e conhecer pessoas de outros países

Hoje em dia é muito importante estabelecer networking, ou seja, a famosa rede de contatos. Principalmente pelas conexões que vão além do lado empresarial, alcançam o lado cultural e pessoal. Com o inglês você se comunica com profissionais do mundo todo, podendo gerar novas oportunidades e parcerias promissoras — além de grandes amizades.

Esses networkings valem ainda mais quando chegam ao âmbito internacional, já que enriquecem muito as relações entre culturas diferentes. Sem contar que ainda favorecem a empresa e ambos os lados se beneficiem com essa nova conexão.

Independência dos serviços de tradução

Quer conquistar melhor do que poder assistir qualquer vídeo sem precisar de legenda? Ou até mesmo escutar músicas sem precisar consultar a tradução para saber sobre o que a letra fala? A importância do inglês no mundo moderno nos mostra que aprender um novo idioma só tem a acrescentar, especialmente porque nos tornamos pessoas mais independentes para nos comunicarmos. Essa independência permite também uma maior agilidade para entender o conteúdo de filmes, séries e livros sem ter que esperar um longo período para a tradução.

Afinal, usufruir de obras em seu idioma original se torna mais natural do que uma obra adaptada ou traduzida. Isso porque por mais verossímil que os tradutores e adaptadores sejam, ainda haverá muitas coisas diferentes que: ou não existem na cultura na qual a obra foi escrita (palavras, conceitos, religião), ou não faz sentido para a cultura para a qual foi traduzida

Diversidade de referências e fontes de conhecimento

Ter o inglês como segundo idioma facilita muito na hora de buscar referências e fontes de conhecimento. Principalmente porque nem sempre a informação que você procura será encontrada em português. Segundo dados do livro Does Science Need a Global Language?, do autor Scott L. Montgomery, mais de três quartos da produção científica mundial é publicada em inglês, alcançando 90% em alguns campos. Logo, 55% do conteúdo na internet é produzido nesse idioma.

Dessa forma, tendo mais conhecimento do inglês, não há muitas barreiras que irão te impedir de alcançar algum conhecimento específico, o que melhorará a qualidade de seu trabalho ou pesquisa. Assim, torná-lo mais relevante no contexto profissional e científico.

Melhores opções para investir no seu inglês

Agora, quais são as melhores opções para investir no inglês? A primeira seria fazer um curso de inglês que melhor lhe atenda, aqui no Brasil, de acordo com sua agenda e orçamento. Já a segunda seria realizar um intercâmbio, que é como um curso de idiomas mais intensivo, devido ao fato de você estar totalmente imerso no idioma e na cultura do país que escolheu.

Independentemente de sua escolha, fique seguro que você estará melhorando muito a sua carreira e as chances de crescimento, e destacando-se no mercado de trabalho. Existe um número relevante de pessoas que se encontram no nível básico ou intermediário de inglês. Mas apenas uma minúscula parcela da população no Brasil (3%) possui fluência no inglês.

Por isso é imprescindível mudarmos o estado atual em que os brasileiros se encontram. Logo, é preciso investir em um bom curso de inglês, seja aqui mesmo no Brasil ou no exterior. Assim como separar um tempo para focar nos estudos, pois aprender uma nova língua só tem a acrescentar em sua vida pessoal e profissional. Por conta dessas e outras oportunidades, é necessário darmos a devida importância para o inglês.

Ficou interessado em conhecer mais fatos sobre a importância do inglês? Curta nossa página no Facebook para mais dicas, fatos e oportunidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário