A melhor forma de aprender inglês varia de pessoa para pessoa, já que cada uma tem um perfil diferente. Por esse motivo, é importante avaliar como funciona cada método e qual o benefício ele irá trazer. Só assim você conseguirá decidir baseada na sua necessidade.

Para te ajudar a encontrar a melhor maneira, acompanhe a seguir os principais métodos de se aprender inglês:

Cursos de inglês

O curso de inglês é a maneira mais tradicional de se aprender a língua. Nele, você contará com professores que irão ensinar vocabulário, gramática, escrita , leitura e conversação, através de atividades que contam, em sua maioria, com conteúdos audiovisuais como vídeos, músicas, podcasts, entre outros. Além disso, há também o uso de livros didáticos, que são a base para todo o conteúdo ensinado.

Apesar dos cursos serem , na maioria das vezes, mais tradicionais, existem cursos especializados, como cursos de inglês para negócios, que é o que a BICSCHOOL oferece. Esses tipos de cursos irão focar em áreas específicas nas quais você pretende e precisa aprender inglês.

Ficou interessado em conhecer mais sobre cursos de inglês para negócios? Leia nosso conteúdo sobre o tema – “Curso de inglês para negócio: saiba como escolher a melhor opção”

Aprendizado sozinho (Self Learning)

Existe o aprendizado sozinho (Self Learning). Esse método de estudo se encontra entre as formas mais difíceis. Porém, como dito anteriormente, cada pessoa deve encontrar a sua melhor maneira de estudar. Nesse caso, para algumas pessoas esse método funciona.

O Self Learning consiste em você aprender o idioma sozinho, seja estudando através de livros, músicas, podcasts , vídeos ou plataformas on line ou de e-learning. Não há cursos e nem professores envolvidos. Somente você e o seu material de estudo. Além disso, nessa maneira, você tem o total controle do seu cronograma de estudos e do seu nível do idioma.

Se você deseja saber mais sobre o Self Learning, veja nosso outro material “O que é Self Learning? Saiba porque esse método pode mudar a sua vida!”

Intercâmbio

Há também o intercâmbio. Esse é o melhor método para quem quer aprender o inglês de forma aplicada e trabalhar muito a conversação com falantes nativos.

Você pode fazer um curso no exterior e ter aulas em universidades, escolas de línguas, programa de estudo e trabalho (work & study) e entrar totalmente na rotina de alguma empresa. Em todas as opções, você estará fora do país, por isso não conte muito com brasileiros para te ajudar a todo o momento, pois dependendo da cidade ou região, a quantidade de brasileiros ou falantes de português vai ser mínima. Se você for para Boston ou Orlando, por exemplo, vai encontrar muitos.

Conteúdos audiovisuais (Séries, Filmes e Vídeo aulas)

Os conteúdos audiovisuais estão sendo uma tendência para quem quer estudar inglês de uma maneira mais alternativa. Dentre esses conteúdos se destacam as séries, filmes, podcasts e vídeos geralmente. Através deles você pode entrar em contato com a língua de maneira mais descontraída, sem perceber que está estudando. Assim, o seu cérebro vai se habituando ao idioma e sua musicalidade, o que facilitará o aprendizado. Por exemplo: com séries e filmes você pode aprender expressões. Com músicas e podcasts, a pronúncia e listening. E com os vídeos, dicas e tirar dúvidas sobre algum tema ou regra gramatical específica.

Livros

Os livros são mais uma maneira diferente de se aprender inglês, apesar de que nos métodos que listamos acima, alguns fazem uso de livros para ensinar.

Existem livros dos mais variados tipos, que vão desde os mais didáticos até os mais intensivos e voltados para uma área específica do conhecimento. Você pode optar também por livros sem serem voltados ao ensinamento de inglês, como livros de ficção, biografias, entre outros gêneros. O importante é que sejam em inglês e, de preferência, que não sejam traduções – tente ler sempre autores falantes nativos de algum país de língua inglesa.

Aplicativos no celular

Entre as formais mais alternativas se encontram os aplicativos de celular. Neles, você consegue conversar online com falantes nativos, fazer exercícios, tirar dúvidas entre outras opções que servem como auxílio para quem está estudando inglês. Indicamos os aplicativos: ITalkiCambly, Omeagle e Tandem. E para o desenvolvimento básico do inglês, nós indicamos o Duolingo.

Independente dos benefícios que cada método apresenta, é importante você estar ciente do seu perfil – conhecer o seu ritmo de estudo – para então avaliar e encontrar o melhor meio de aprender inglês.

Está pronto para começar a aprender inglês? Entre em contato com a gente e conheça nossos cursos!