Dominar o inglês é fundamental para quem pretende palestrar nessa língua, principalmente porque nessas apresentações você deve mostrar domínio sobre o idioma e o assunto.

Para ajudar a realizar palestras em inglês, separamos as 6 principais dicas para fazer uma apresentação incrível. Confira!

Faça uma boa pesquisa

Faça uma pesquisa profunda sobre o assunto, pensando em todos os tópicos possíveis que possam ser abordados durante a sua apresentação. Dessa forma você estará demostrando domínio sobre o tema. A pesquisa sobre todos os tópicos também te ajudará a se preparar sobre as prováveis questões que serão feitas ao final da apresentação.

Esteja preparado

Nessa etapa, o ensaio é fundamental. Ensaie bastante, pois quanto mais preparado você estiver, mais confiança você terá para apresentar, assim, os riscos de esquecer, gaguejar e trocar alguma informação serão praticamente improváveis de se acontecer. Toda essa segurança também transparecerá para os ouvintes, que irão perceber e ter mais interesse em prestar atenção no que você tem a dizer.

Teste seu material

Problemas técnicos durante a apresentação podem acontecer, por isso é imprescindível fazer testes no computador em que acontecerá a apresentação, mas caso não seja possível, teste em diferentes computadores para ter certeza de que nada de errado ocorrerá com o seu material.

Uma dica muito importante é não contar com a internet, pois ela pode não estar funcionando no dia de sua apresentação. Por esse motivo, opte por fazer download de todos os arquivos (músicas, vídeos e imagens) que você pretende passar.

Introduções e conclusões

A introdução e conclusão são as duas principais partes da apresentação. Por isso, elas devem ser muito bem pensadas para causar uma boa impressão.

A introdução vai ser responsável por atrair a atenção e segurá-la ao decorrer da apresentação. Por isso comece com uma história ou um fato interessante. Isso também ajudará a quebrar a tensão inicial.

A conclusão será importante para provar que o seu ponto de vista é o mais adequado para a situação proposta. Então, ao final da apresentação faça um resumo rápido dos principais tópicos apresentados.

Movimente-se

Movimente-se naturalmente durante a apresentação, não fique escondido atrás de uma mesa e nem fique andando na sala enquanto apresenta. Gesticule com suas mãos em tópicos importantes e mantenha uma postura mais natural para transmitir uma linguagem corporal positiva. Sempre lembrando que todos os comportamentos escolhidos durante uma apresentação também transmitem informação. Portanto, ensaie algumas vezes treinando uma determinada postura para parecer o mais natural possível no dia.

Preveja perguntas

Esteja preparado para as possíveis perguntas que possam ser feitas ao final da apresentação. Como dito anteriormente, pesquise profundamente sobre o assunto e pense nos temas que possam causar dúvidas nos ouvintes.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos e dicas como essa!