Powered by Rock Convert

Aprender uma nova língua costuma ser uma tarefa desafiadora, por isso, conhecer as fases do processo de aprendizado é importante e ajuda a manter o foco e a dedicação durante os estudos.

Existem diferentes formas de se aprender português. Pode ser por meio de uma escola de idiomas ou self learning, por exemplo. Porém, uma coisa é certa, todas os métodos de se aprender uma nova língua passam pelas fases do processo de aprendizado.

Tendo isso em mente, conheça a seguir as 5 fases do processo de aprendizado.

Fase 1: Contato inicial

Essa é a fase em que a pessoa inicia seu primeiro contato com a língua, nesse caso, o português. E, a partir de seu primeiro contato, ele desperta o interesse ou a iniciativa de se aprender uma nova língua.

Fase 2: Compreender

Após o contato inicial, a pessoa se dedica a entender o que está sendo transmitido para ela de forma passiva, para então compreender a informação e conseguir passar ao próximo passo: reter.

Fase 3: Reter

Assim que a pessoa entende o tipo de ensinamento que está sendo passado para ela, seu objetivo se torna reter toda a informação. De modo geral, é o momento que de fato a pessoa aprende tudo o que o professor está ensinando – se você pensar numa criança aprendendo a falar, perceberá que é o momento quando ela é capaz de articular o sujeito + verbo + predicado. Exemplo: “Eu quero água.”.

Fase 4: Praticar

Todo o conteúdo teórico exige uma prática. E aprender uma nova língua, como o português, não é diferente. O estudante deve realizar exercícios, testes, conversação… Basicamente tudo que envolve aplicar o que foi aprendido em forma de experiências.

Uma pessoa que pretende aprender um novo idioma nunca deve pular essa fase. Esse é o momento em que ela nota a situação em que se encontra. Se está tendo dificuldades, se está indo conforme o planejado ou se está indo muito bem.

Fase 5: Criar

A última fase, mas não menos importante é a da criação. Ela consiste tecnicamente em usar o que foi aprendido para desenvolver novos conhecimentos, seja de forma prática, como criar alguma ação no cotidiano, ou de forma teórica, como transmitir o que aprendeu para amigos e familiares. Criar é quando você se sente seguro o suficiente para transmitir um pensamento com suas próprias palavra, independentemente de modelos e padrões.

Todas essas fases são fundamentais para quem está cogitando aprender um novo idioma, por isso, escolha uma boa escola com professores nativos que possam transmitir, da melhor forma, seus conhecimentos. E que possam ajuda-lo no aprendizado específico que você necessite – português para negócios, jurídico, médico, para marketing, finanças etc.

Pronto para iniciar essa aventura e aprender uma nova língua? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todos os nossos cursos!