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Atualmente, tem se tornado cada vez mais comum o desejo de trabalhar em uma empresa multinacional. Sejam estudantes, que sonham em começar a carreira com o pé direito, ou profissionais já inseridos no mercado de trabalho que estão atrás de oportunidades melhores.

Mas afinal, o que é uma empresa multinacional?

Uma empresa multinacional é uma corporação que possui sua matriz em um determinado país, mas atua em vários lugares ao redor do globo. Normalmente, essas empresas são muito visadas por profissionais por possibilitar a construção de uma carreira sólida, estável e com um retorno financeiro acima da média. Hoje no Brasil existem tanto multinacionais estrangeiras quanto também nacionais.

Você está pensando em concorrer a uma vaga em uma multinacional e tem dúvida se você se encaixa nos requisitos? Vem com a gente e descubra 5 qualificações necessárias para trabalhar numa empresa multinacional:

Liderança

Uma característica importante e muito valorizada no mercado de trabalho é o espírito de liderança. A capacidade que o profissional tem de estar à frente de projetos, ser proativo e dinâmico é sempre levada em consideração quando se trata de uma multinacional.

Um bom líder sabe trabalhar em equipe, ajuda a incentivar aqueles ao seu redor e está sempre disposto a colaborar de diferentes formas para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Ter especializações

Fazer uma boa faculdade é fundamental, mas para muitos isso é apenas o primeiro passo. Os profissionais que se destacam no mercado de trabalho são aqueles que se mantém atualizados, correm atrás de novos conhecimentos e se especializam em assuntos importantes da sua área de atuação. Não basta ter aquele diploma emoldurado na parede, é preciso ir além. Quanto mais conhecimento, melhor!

Conhecimento em informática

Nas últimas décadas, inúmeras tarefas foram otimizadas através do uso da tecnologia e quando se trata de grandes empresas não é diferente.

A informática é uma grande aliada na automatização de processos (que antes eram feitos manualmente) e hoje trazem vários benefícios para empresa, como economizar tempo e mão de obra. Mas para isso é necessário que o profissional esteja a par de como funcionam as principais ferramentas da informática. Excel, Word e PowerPoint são alguns dos quais as empresas mais cobram e podem ser estudadas através de cursos online e presenciais.

Boa Comunicação

Não adianta fazer uma faculdade excelente, se especializar e nem ser um líder nato se você não souber como mostrar isso ao mundo. A comunicação é uma das ferramentas mais eficientes do ser humano, e saber como usá-la a seu favor é essencial.

Quando falamos de uma boa comunicação, nos referimos a saber expressar ideias claramente, ser assertivo e, se necessário, falar bem em público. Mas calma, nem todo mundo nasceu o rei da oratória e pode se desenvolver nesse aspecto através de cursos e palestras. A comunicação, assim como qualquer outra competência, pode (e deve) ser praticada e aprimorada. A boa comunicação é uma boa contação de estórias, já que estamos na era do story telling.

Fluência em outros idiomas

Por último, mas nem de longe o menos importante: ter fluência em uma segunda língua. Empresas multinacionais, como o próprio nome indica, mantém atividades internacionais. Por isso, saber se comunicar em uma segunda língua é essencial.

Mesmo que o cargo em questão não coloque o profissional em contato frequente com estrangeiros, a fluência em inglês ou espanhol pode fazer falta em vários momentos. Além disso, para cargos mais altos, a fluência se torna indispensável para que a comunicação com a sede da empresa aconteça.

E aí, gostou das nossas dicas? Pensou em alguma competência que você acha que também é necessária? Deixa aqui nos comentários!

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